Central de Franquias: franquia@phitofarma.com.br
(11) 2609-5096 | 2609-5084


Vale a pena investir em franquias? Entenda se é um bom negócio para você


Empreendedores que buscam iniciar um novo negócio (na maioria das vezes seu primeiro negócio) tem várias dúvidas e uma delas é se vale a pena ter uma franquia ou um negócio próprio.
A resposta existe, o que não significa que seja uma só. Aqui você vai entender de vez se a franquia vale a pena para você. Nem todo mundo tem o perfil para ser um franqueado e entender isso agora pode definir se seu negócio será lucrativo ou não.

Primeiro de tudo, o que é uma franquia?

É um sistema, uma forma de operação, em que uma empresa coloca no mercado sua marca, know how e estrutura. Esse é o franqueador. Do outro lado, o franqueado implementa e opera uma unidade dessa empresa.
Ao assinar o contrato os dois lados passam a ter direitos e deveres. O compromisso assinado é muito bem detalhado, o que protege os dois lados e aumenta as chances de o negócio dar certo.

Vantagens de uma Franquia

Para uma empresa se tornar uma franquia ela com certeza já possui uma marca forte e reconhecida no mercado. Um negócio novo precisa de muito tempo para atingir esse status.
Outra vantagem é que esta empresa tem um público alvo e já testou o que funciona e vende. Descobrir seu próprio cliente e o que ele deseja é complexo e muitas vezes tem um custo elevado.
E considerando que para ser lucrativo um negócio deve faturar mais e também gastar menos, as franquias conseguem manter alguns custos mais baixos pelo fato de negociar em grande escala. Com isso matéria prima, sistemas e outros suprimentos ficam mais baratos se comparados com uma empresa negociando sozinha.

Desvantagens de uma franquia

Esses são os fatores mais importantes, pois uma franquia pode não ser para o seu perfil de empreendedor.
Se você não gosta de regras e de seguir um padrão, é melhor não investir em uma franquia. Esse tipo de negócio tem algumas orientações que o franqueado precisa seguir à risca. Coisas como padrão de qualidade, higiene, bom atendimento e uso da marca são monitorados de perto.
O investimento para iniciar uma franquia também é diferente. Para atender os padrões de estrutura existe um valor mínimo, já no seu negócio você determina seu investimento. Vale dizer que existem franquias com vários custos iniciais e algum com certeza cabe no seu orçamento.
Outro fator é que como franqueado, mesmo sendo o dono daquela unidade, você tem que vender e prestar os serviços que a marca já oferece. Se você deseja ser um empreendedor inovador e tomar caminhos mais arriscados a franquia pode não ser o seu caminho.
Com certeza, em todo negócio, sempre haverá dificuldades e momentos que exigirão mais do empreendedor. Atravessar esses momentos é mais fácil quando você se sente seguro e está feliz com suas tarefas. Por isso pense bem qual é o seu perfil: disposto a correr riscos e buscar algo 100% novo ou à procura de um negócio que proporcione mais segurança e tenha um lucro mais previsível?
Se você gostaria de receber informações e oportunidades de negócio deixe seu e-mail aqui.



COPYRIGHT 2020 PHITOFARMA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido, com , por labarba.digital