Central de Franquias: franquia@phitofarma.com.br
(11) 2609-5096 | 2609-5084


Como escolher uma franquia


Antes da decisão de compra de uma franquia, é fundamental que o candidato a franqueado se questione sobre alguns pontos. Iniciar o processo de compra pela autoanálise auxiliará para que o ato de empreender seja uma experiência bem-sucedida.
Adquirir uma franquia não tirará do franqueado as responsabilidades sobre a gestão de sua empresa. Gerir pessoas, manter sua contabilidade em dia, calcular e correr riscos, aceitar decepções, tomar decisões gerenciais, participar do dia a dia da operação, muitas vezes consumindo finais de semana ou longas jornadas de trabalho, são algumas das atribuições que cabem ao franqueado.
É preciso entender que será necessário trabalhar muitas horas por dia. Certamente o franqueado irá suar a camisa bem mais do que no tempo que era empregado e lidar com os mais variados tipos de clientes e funcionários – pessoas com comportamentos e atitudes distintas.
Alguns pontos que devem ser observados são:

Capacidade financeira

Antes de adquirir a franquia, é necessário saber qual é o montante a ser investido, os custos fixos e variáveis envolvidos na operação diária do negócio e o faturamento previsto. Tenha o montante necessário para o investimento previsto para a franquia e, ainda, reserva para capital de giro. Deve ser calculado o valor disponível e o tempo de retorno indicado pelo franqueador, considerando como deverá se manter financeiramente até que possa fazer retiradas da empresa.
Essas informações determinarão o ponto de equilíbrio operacional, a previsão de lucro e retorno do investimento. Por mais que você goste dos produtos e serviços, por mais bonita que seja a loja, se não tiver viabilidade financeira, descarte.

Escolha dos produtos

Para aumentar suas chances de sucesso, além de analisar a viabilidade econômico-financeira do negócio, é recomendável ter afinidade com o produto ou serviço que será comercializado. Algumas franquias chegam a permitir que o franqueado experimente um ou mais dias da operação para ter certeza de que ele deseja atuar naquele segmento.

Avaliação de competências

Reconheça as competências e os pontos que precisam ser melhorados, além da compreender que, no sistema de franquias, a marca pertence ao franqueador e caberá a ele determinar regras sobre seu uso e ao franqueado, o cumprimento dessas exigências.

Identificação

Decida-se pelo negócio com cujos produtos e/ou serviços você se identifique. Não tome a decisão pensando puramente em investimentos. Como qualquer empresa, a franquia precisa do dono à frente da administração e operação diária para fazer o negócio acontecer, e isso exigirá habilidades específicas.

Pressão e impulso

Não aceite pressão e nunca compre uma franquia por impulso. Franquia é projeto de vida. Se você pode escolher a qualidade de vida que quer como empresário, por que então delegar isso a outros? A decisão deve ser de quem compra, e não de quem vende.



COPYRIGHT 2020 PHITOFARMA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido, com , por labarba.digital